Europa adopta novas regras para entrada de turistas a partir de 2023

Imagem: DR

A partir de Novembro de 2023, o novo sistema de autorização de entrada para turistas nos países da União Europeia, o Sistema de Informação e Autorização de Viagens Europeu (Etias, na sigla em inglês), entrará em vigor.

A proposta começou a ser discutida em 2013, foi aprovada em 2018 e passaria a vigorar em 2021, mas vários atrasos e adiamentos, levam a que a medida entre em vigor apenas em Novembro do próximo ano.

A adopção do Etias pretende reforçar a segurança, verificando informações relevantes de turistas de países isentos de visto para entrada na União Europeia. O documento será exigido para quem viajar a turismo (com permanência de até 90 dias).

Segundo a UE, o Etias não é considerado um visto. A autorização poderá ser pedida online e a maioria deve ser concedida imediatamente, devendo ser renovada a cada três anos. Caso o passaporte expire, será preciso renová-la.

Entre as informações pedidas deverão estar: nome, data e local de nascimento, sexo, nacionalidade e número do passaporte. Também serão feitas perguntas sobre antecedentes criminais e presença em zonas de conflito.

16/08/2022