Nairobi lidera lista das 10 cidades mais desenvolvidas em África

A cobertura estereotipada dos media mostra África como um continente subdesenvolvido, cheio de cabanas e cavernas. O que é pouco publicado, é a beleza e o desenvolvimento de algumas das muitas cidades africanas.

Este artigo evidencia desde os deslumbrantes horizontes de Abidjan aos subúrbios tranquilos de Dar es Salaam, da paisagem de Nairobi às ruas movimentadas de Lagos.

Qual é a melhor capital de África?

De acordo com o Africa Horizons Report 2021/22, da Knight Frank, Nairobi, capital do Quénia, é a melhor cidade de África. As cidades do Cabo, Joanesburgo e Dakar, algumas das cidades mais desenvolvidas, são economicamente significativas para o continente e o resto do mundo.

Eles servem como centros financeiros, de moda, comerciais e educacionais. São centros globais de actividade onde pessoas de todo o mundo vão para discutir ideias, comercializar bens e serviços e envolverem-se em actividades de lazer.

Essas cidades têm muitas residências, escritórios, shopping centers, parques, zoológicos, teatros, estádios e outras comodidades que lhes dão vida. Consequentemente, atraem sem esforço turistas de diferentes culturas.

Abaixo fica a lista das 10 cidades mais desenvolvidas de África em 2022.

1. Cidade do Cabo, África do Sul

A Cidade do Cabo, na África do Sul, é uma cidade com uma beleza natural de tirar o fôlego aos visitantes e ide negável brilho arquitectónico. Esta cidade evoluiu para algo extraordinário. Uma colecção de estruturas impressionantes, altas e contemporâneas, estão no centro da Cidade do Cabo. Quando visto de cima, quase se parece com Nova York.

A cidade possui das melhores infra-estruturas do mundo. Com uma excelente fusão de arquitectura e tecnologia, o Estádio da Cidade do Cabo está entre os mais espectaculares do mundo.

2. Port Louis, Maurícias

Localizada nas Maurícias, Port Louis é uma das cidades mais desenvolvidas de África. Incrivelmente bem desenvolvida, a cidade conta com uma longa e magnífica história. A sua arquitectura impressionante homenageia o passado colonial do país e a importância da cidade no mundo moderno. A Mesquita Jummah, a Catedral de Saint James e o Templo Indiano Tamil são alguns dos marcos notáveis ​​da cidade. Maurícias é uma nação insular que recebe visitantes de todo o mundo.

3. Abidjan

A capital da Costa do Marfim, Abidjan, é um centro de comércio e investimento internacional. Consta da lista por causa de seus belos horizontes e atracções turísticas. Abidjan, é uma das cidades de língua francesa mais importantes de África e já foi um importante centro comercial para o continente. O núcleo principal de Abidjan é uma convergência de arranha-céus. As vias navegáveis ​​que sobem até o porto estão voltadas para o centro da cidade. O porto, de grande importância, ajuda a interligar Abidjan com todo o mundo no transporte de mercadorias e serviços.

4. Dar Es Salaam, Tanzânia

A capital da Tanzânia também é uma das cidades mais desenvolvidas, o que provavelmente surpreenderá muita gente. Dar Es Salaam, no entanto, experimentou um crescimento significativo nos últimos anos, afirmando-se como uma das cidades mais impressionantes de África. A bela Dar Es Salaam está situada em torno de um corpo de água. É uma cidade portuária única, na qual se pode sair de um arranha-céu e depois pegar um barco para outra área da cidade para participar numa conferência noutro arranha-céu. Grandes hotéis e impressionantes estruturas comerciais alinham-se na principal via da cidade. O sistema de transporte da cidade é eficiente, sendo possível viajar de autocarro, táxi ou de barco.

5. Adis Abeba, Etiópia

A Etiópia é uma das nações historicamente mais significativas do continente. É uma nação antiga e culturalmente rica. A infra-estrutura e os edifícios imponentes de Adis Abeba complementam o papel da cidade como uma das cidades mais desenvolvidas de África. Adis Abeba é a sede da União Africana. Por causa de sua importância histórica, diplomática e política para o continente, a cidade é conhecida como “a capital política de África”.

6. Lagos, Nigéria

Lagos tem grande prazer em ser a cidade mais populosa de África e o “centro económico” da África Ocidental. Lagos é uma das cidades mais movimentadas do continente e abriga muitos empreendimentos.

As duas principais áreas da cidade, o continente e a ilha, abrigam algumas das melhores e mais movimentadas áreas do mundo, incluindo Lekki, Victoria Island, Broad Street, Ojuelegba e muitas outras. Por causa das atracções da Noite de Lagos, a cidade é conhecida como a “cidade que nunca dorme”.

7. Nairobi, Quénia

Política e economicamente, Nairobi é uma das cidades mais importantes de África. Muitas empresas locais chamam-na de lar, e é consistentemente classificada como uma das principais cidades turísticas do mundo.

Também serve como sede de muitas organizações internacionais, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Escritório das Nações Unidas em Nairobi, que actua como o principal escritório de coordenação regional da ONU para a África e o Médio Oriente.

Em Nairobi, o comércio e a cultura coexistem.

8. Túnis, Tunísia

Com mais de 2,6 milhões de habitantes, Túnis tem sido consistentemente considerada uma das cidades mais desenvolvidas do continente. A capital da Tunísia é um importante centro de história, cultura, comércio e turismo. Esta cidade portuária é um dos destinos turísticos mais populares do norte de África.

Arranha-céus, edifícios enormes e estruturas antigas que exibem a arquitectura tradicional do norte da África compõem o horizonte.

9. Gaborone, Botsuana

Gaborone, na África Austral, é uma região deslumbrante, com infra-estruturas dinâmicas, política estável e cultura tão diversificada quanto próspera.

Gaborone, a capital do Botswana, tem um desenvolvimento inigualável no continente. É um centro económico e um ponto de interesse turístico. E é um dos principais produtores de diamantes do mundo.

10. Joanesburgo, África do Sul

Joanesburgo é um dos melhores e mais prestigiados destinos de viagem da África do Sul e a mais rica cidade do continente.

A cidade foi fundada durante a corrida ao ouro de Witwatersrand, em 1886. Ricos garimpeiros transformaram a área numa das melhores e mais ricas cidades de África.

O Carlton Center Office Tower fica no topo de um dos arranha-céus do centro da cidade. Outros marcos importantes da cidade incluem a Praça Nelson Mandela, a Galeria de Arte de Joanesburgo e o Montecasino, que atrai jogadores de todo o mundo.

08/01/2022