O desempenho das áreas dos transportes, pescas e construção foi determinante para o crescimento de 2,8% do sector não petrolífero no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre do ano passado.
Segundo o Ministério da Economia e Planeamento, o crescimento do sector da construção, superior a 4%, deve-se ao ligeiro aumento de materiais de construção de origem nacional.
O aumento de frequências de voos devido ao alívio das medidas de combate à Covid-19 e a entrada em funcionamento de novos operadores de transporte urbano em Luanda e interprovincial contribuíram para o crescimento do sector.
“O sector não petrolífero teve um crescimento de 2,8% no período em referência. Este crescimento deveu-se fundamentalmente ao crescimento registado no sector dos transportes, que apresentou um desempenho de 31,3%; pescas, com 5,4%; electricidade e água, com 2,5%; correios e telecomunicações, com 2,4%; e produtos da indústria transformadora, com 2%”; de acordo com o Secretário de Estado para o Planeamento Milton Reis, que apresentou os dados durante o briefing semanal do Ministério.
O crescimento do sector da construção em 4,1% é fruto do ligeiro aumento da produção de materiais de construção de origem nacional e do aumento do ritmo das obras de construção realizadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), salientou o governante.
07/07/2022