“Piada da década”: Zimbabueanos surpresos com nomeação do seu ministro como o melhor ministro das Finanças da África

Imagem: DR

Os zimbabuanos reagiram com surpresa após Mthuli Ncube ser nomeado “Melhor Ministro das Finanças da África do Ano”, apesar da turbulência económica do país.

Um usuário na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, afirmou que o prêmio era “semelhante a aplaudir um capitão por direcionar um navio diretamente para um iceberg”.

Outro usuário chamou isso de “a maior piada da década”.

Economistas afirmam que a taxa de desemprego no Zimbábue chega a 85%.

Até 80% das transações são realizadas em dólares americanos devido à falta de confiança na moeda local, de acordo com a agência de notícias Reuters.

A Reputation Poll International – uma organização que diz “gerenciar reputações” – concedeu o prêmio a Ncube no domingo.

O ministro, nomeado pelo presidente Emmerson Mnangagwa em 2018, disse ao jornal controlado pelo estado, The Herald, que ficou encantado por receber a honra.

Ele afirmou que era um reconhecimento pelo trabalho dele e da equipe do Tesouro, que “liderou a transformação da economia”.

No entanto, o ativista Hopewell Chin’ono afirmou na plataforma X que o prêmio era um “insulto” aos zimbabuanos.

Ele expressou incredulidade, especialmente após o recente orçamento de Ncube, que Chin’ono chamou de “o orçamento nacional mais anti-povo que o Zimbábue já teve”.

Isso resultará em um aumento de impostos e um aumento nas taxas de passaporte para $200 (£160), ante $120, tornando-o o mais caro da região.

Chin’ono acrescentou que Ncube estava “presidindo a pior economia do mundo” devido às suas “políticas equivocadas e corruptas”.

A economia do Zimbábue vem enfrentando dificuldades há décadas. O dólar do Zimbábue foi retirado de circulação em 2009, depois que a inflação atingiu incríveis 231 milhões por cento, significando que os preços mudavam a cada hora.

Críticos atribuem a má administração do partido governante Zanu-PF, primeiro sob Robert Mugabe e depois sob Mnangagwa. Eles, por sua vez, culpam as sanções impostas por países ocidentais.

No fim de semana, o Zimbábue realizou eleições controversas após deputados do principal partido de oposição, Citizens Coalition for Change (CCC), serem destituídos.

Candidatos do Zanu-PF venceram sete das nove eleições, mas ainda estão três assentos abaixo da maioria parlamentar de dois terços necessária para alterar a constituição.

12/12/2023