Marco Galinha da Global Media em contacto com investidor angolano

Imagem: DR

Marco Galinha está em negociações avançadas com um investidor angolano, numa altura em que o Grupo Bel reforçou a sua participação na Global Media através de um aumento de capital.

O grupo liderado por Marco Galinha realizou um aumento de capital de 1,5 milhões, reforçando, dessa forma, a sua posição na Global Media e passando a deter 50,2%, avançou na quarta-feira o Jornal Económico.

A operação de aumento de capital foi divulgada na plataforma de publicação de atos societários, do Ministério da Justiça. Depois do reforço de Marco Galinha, o restante capital mantém-se nas mãos dos acionistas José Pedro Soeiro (20,4%) e Kevin Ho (29,35%), acrescenta o Económico, que cita a informação constante do Portal da Transparência da ERC.

Ainda segundo o mesmo jornal, o empresário está “em negociações avançadas com um investidor internacional que passará a deter uma participação significativa na mesma sociedade veículo do Grupo Bel que agora controla a Global Media”.

Fonte deste portal, avança que o investidor internacional, é um angolano.

Em 2021, Marco Galinha, já havia mantido contactos com diversos “players” angolanos tendentes a entrar no mercado angolano da comunicação social. A TV Zimbo e a rádio Mais, eram os alvos.

A TV Zimbo, a rádio Mais e o jornal O País eram os alvos do empresário que controla o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF.

Estes três órgãos de comunicação social angolanos pertenciam ao grupo Media Nova mas, em julho de 2020, transitaram para a esfera do Estado no âmbito da estratégia delineada por João Lourenço de recuperar investimentos privados feitos com dinheiros públicos.

O grupo Media Nova era detido pelas três mais influentes figuras do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Manuel Vicente (ex-vice-presidente do país), e os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento (“Dino”) e Hélder Vieira Dias e (“Kopelipa”), este último ex chefe da Casa Militar.

20/07/2023