IFC e Vista Bank unem-se para melhorar o financiamento do comércio na África Ocidental

Imagem: DR

Com a parceria, o Vista Bank terá acesso a 24 milhões de dólares em financiamento da IFC, o que permitirá que as subsidiárias do banco financiem importações de commodities nos países da África Ocidental.

A International Finance Corporation (IFC), através do Global Trade Finance Program, assinou uma parceria com o Vista Bank para melhorar a disponibilidade de financiamento à importação de produtos petrolíferos refinados, alimentos, matérias-primas, equipamentos e bens de consumo para responder à procura na Guiné e Burkina Faso .

O Vista Bank também assegurará o suporte técnico da IFC para melhorar a sua administração corporativa e gestão de recursos de risco para responder da melhor forma às pequenas e médias empresas que estão a passar por desafios de crescimento, inovação e mercado global no Burkina Faso e na Guiné.

Com tendências geopolíticas globais, como a guerra na Ucrânia, a ‘guerra’ comercial EUA-China, investimentos limitados e a pandemia de COVID-19 a afectar os sistemas globais de transporte e logística, espera-se que a parceria entre o IFC e o Vista Bank dê frutos, por forma a impulsionar o comércio entre o Burkina Faso, a Guiné e outros países.

De acordo com Simon Tiemtoré, presidente do Vista Group, “o investimento da IFC é fundamental para ajudar a aumentar o acesso ao financiamento comercial para os nossos clientes. No lado do mercado, aumentará ainda mais as conexões internacionais do Vista Bank, contribuindo para a integração dos países através de canais do sector financeiro e real.”

Sérgio Pimenta, vice-presidente da IFC para a África, acrescentou que “aumentar a disponibilidade de financiamento comercial na Guiné e Burkina Faso é crucial para fornecer melhor acesso a bens essenciais, crescimento, retenção e criação de empregos. O apoio financeiro e de consultoria baseia-se na parceria da IFC com o Vista Bank e vai ajudar a manter o comércio a fluir durante estes tempos de crescente incerteza económica global.”

28/07/2022