Vera Daves lidera comitiva angolana no encontro da ‘Alta Finança Internacional’ em Washington DC

Imagem: DR

O encontro vai abordar a conjuntura macroeconómica internacional e analisar questões concretas relacionadas com a situação regional africana.

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, lidera a delegação angolana que se encontra em Washington DC, Estados Unidos da América (EUA), para participar nas reuniões de primavera das Instituições de Bretton Woods, de 15 a 21 de Abril.

De acordo com uma nota citada pelo Jornal de Angola, o ciclo de Reuniões Anuais do Grupo Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) congregará as principais figuras do cenário económico e financeiro internacional, durante várias encontros de alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais, para abordar a conjuntura macroeconómica internacional, bem como discutir e analisar questões concretas relacionadas com a situação regional africana.

Além disso, estão previstas audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods.

A comitiva angolana que se deslocou a Washington DC integra o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, o vice-governador do BNA, Pedro Castro de Silva, o secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, o presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, o representante do Ministério dos Transportes, Ottoniel Miguel, além de outros altos quadros de departamentos ministeriais e institutos públicos, que durante o evento deverão reunir-se com importantes players mundiais do sector económico e financeiro.

As reuniões de Primavera dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) acontecem anualmente e juntam responsáveis dos bancos centrais, ministros das Finanças e do Desenvolvimento, deputados, empresários, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para debater as perspectivas económicas mundiais, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento económico e a eficiência de apoios.

Fazem parte do programa do evento seminários e briefings regionais, entre outros, focados na economia global, no desenvolvimento internacional e no sistema financeiro mundial.

Economia e Mercado, 15/04/2024