A empresa francesa TotalEnergies e a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) iniciaram a produção de petróleo no campo de Ikile, localizado a aproximadamente 20 km da costa da Nigéria, como parte do Oil Mining Lease (OML99).
O projecto produzirá 50 mil barris por dia até final de 2022, ajudando a gigante de energia da África Ocidental a revitalizar-se, depois de um declínio na produção nos últimos dois anos, devido aos impactos negativos da COVID -19 na indústria, a guerra na Ucrânia, ou os investimentos em declínio.
Com os apelos para que a indústria de petróleo e gás intensifique os mecanismos de redução de emissões de carbono, a TotalEnergies e a NNPC dizem que o projecto é ecologicamente correcto, com uma taxa de emissões estimada em menos de 4 kg de CO2.
Para reduzir o custo do projecto, os dois operadores anexaram o projecto às instalações existentes de processamento, armazenamento e distribuição da Amenam através de um gasoduto com 14 km.
“Ao explorar descobertas próximas às instalações existentes, este projecto encaixa-se na estratégia da empresa em concentrar-se em projectos de petróleo de baixo custo e baixas emissões”, explicou Henri-Max Ndong-Nzue, vice-presidente da TotalEnergies.
08/04/2022