Família Kapose, bem relacionada com dos Santos, prospera com Lourenço diz AI

Imagem: DR

Algumas famílias angolanas politicamente bem relacionadas que foram favorecidas pelo governo anterior impulsionaram os seus negócios sob a actual presidência de João Lourenço. O clã de Silvestre Tulumba Kapose, que actua nos sectores automobilístico e bancário, está indo muito bem.

Silvestre Tulumba Kapose é provavelmente um dos empresários que mais beneficiou da presidência de João Lourenço. Desde que Lourenço foi eleito pela primeira vez em 2017, ele conquistou uma série de contratos com o Estado por meio de sua empresa Silvestre Tulumba Investimentos (STI) e suas subsidiárias.

O político de 41 anos é ex-membro do comité central do partido Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa o país desde que se tornou independente de Portugal em 1975, e continua próximo dos seus mandachuvas. Ele às vezes põe seu avião particular à disposição dos líderes do regime.

Negociante de carro e banqueiro

Kapose é um intermediário privilegiado para a venda de viaturas ao Supremo Tribunal e ao parlamento através das suas empresas Coreauto e Dalp, esta última propriedade do seu irmão mais novo Felix Ramalhete Tyihongo Kapose. O presidente do tribunal, Joel Leonardo, em setembro de 2021, assinou um contrato de cinco anos com ele para o fornecimento de 629 veículos no valor de cerca de 34 bilhões de kwanzas (US$ 50 milhões).

As compras foram feitas por meio do banco de Kapose, o Banco BCS (Banco de Crédito do Sul), que ele fundou em 2015 com outro de seus irmãos, Rafael Arcanjo Kapose, presidente-executivo. A presidente não executiva do Banco BCS é a ex-vice-governadora do Banco Nacional de Angola, Cristina Florência Dias Van-Dúnem.

Favorito dos Santos

Kapose já tinha ensacado contratos no valor de centenas de milhões de dólares sob o regime de José Eduardo dos Santos. Ele assinou um contrato de infraestrutura de $ 212,6 milhões em Lubango, na província de Huila, em julho de 2017, por meio de um consórcio entre sua empresa IMOSUL e a construtora Omatapalo.

Dos Santos em 2014 concedeu-lhe um contrato no valor de 13,5 mil milhões de kwanzas (137,7 milhões de dólares) para a reabilitação de estradas nas províncias do Bié, Huíla e Huambo. Em 2011, o governo angolano concedeu à Kaposa um primeiro grande contrato no valor de $ 14,3 milhões para fornecer aos municípios e províncias 120 veículos com tracção nas quatro rodas e 205 picapes.

A mão amiga do General Paihama

Kapose iniciou a sua carreira empresarial há cerca de 15 anos – como taxista – graças ao apoio do falecido general Kundi Paihama, influente membro do MPLA na era dos Santos.

Paihama foi governador da Huíla e de Luanda e ministro da Defesa no governo dos Santos e durante quase um ano foi governador da província do Cunene no governo de Lourenço, tendo sido deputado até 2020.

Paihama, que era visto como muito próximo do antigo regime, foi finalmente substituído em 2018. Na época de sua morte, em julho de 2020, Tulumba já havia se estabelecido. Tinha estabelecido relações com Lourenço, quem visitava muito antes das eleições presidenciais de 2017.

AI, 15/05/2023