Tiranna Resources faz prospecção de lítio na província do Namibe

Imagem: DR

Depois das primeiras perfurações, a empresa sul-africana espera agora os resultados para iniciar a segunda fase, num investimento de 5 milhões USD.

Joe Graziano, PCE da Tiranna Resources, empresa mineira sul- -africana que está a desenvolver um projecto de exploração de lítio na província do Namibe, confirmou depois de uma reunião com o ministro Diamantino de Azevedo que nesta altura estão à espera dos primeiros resultados para passarem à segunda fase. “Completámos um programa inicial de perfuração para testarmos a mineração de lítio e aguardamos pelos resultados-chave do primeiro programa para progredir”, explicou aos jornalistas.

Na segunda fase de prospecção, o responsável da Tiranna Resources disse que será desenvolvido com mais detalhe o programa de perfuração intensiva de cerca de 5 mil metros, o que implica o aumento do investimento da companhia em cerca de 5 milhões USD, confirmando que a primeira fase do trabalho está terminado.

O ministro angolano considerou o encontro com Joe Graziano como “muito produtivo”, tendo afirmado que o ministério está interessado no projecto de exploração de lítio, um minério crítico, razão pela qual se sente satisfeito com o estágio em que se encontra. Recorde-se que o lítio é fundamental para a produção de baterias de equipamentos electrónicos, por isso é valorizado, sendo que grande parte da sua produção se faz na América do Sul.

Diamantino de Azevedo justificou também a presença de Angola naquela que é a feira mineira mais importante do nosso continente. “Trouxemos a parte institucional, onde damos a conhecer como as empresas podem obter os direitos mineiros para desenvolverem as suas actividades no nosso País, bem como darmos a conhecer as infra-estruturas que já possuímos para o apoio a esta actividade. Além da Endiama e as suas associadas, esta é também uma oportunidade de apresentar outras empresas privadas que actuam em outros recursos minerais em Angola”, disse.

Doze empresas representaram Angola na Mining Indaba 2023, a Endiama, Sodiam, AJ Silva, sociedades mineiras de Catoca, Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa, Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals, Hipermáquinas e Shinning Star.

Expansão , 13/02/2023