O governo da Arábia Saudita divulgou imagens do projecto NEOM, da primeira eco-cidade futurista – The Line. Apresentado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, The Line, é um empreendimento urbano que liga a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales superiores do nordeste da Arábia Saudita. Com uma forma retangular, com 170 quilómetros, 500 metros de altura e 200 de largura, a cidade deverá acolher um total de nove milhões de habitantes.
Esta cidade sustentável foi desenhada e desenvolvida para não ter carros, emissões de carbono e para funcionar com energias totalmente renováveis, com a promessa de priorizar a saúde e bem-estar dos seus habitantes. Os moradores terão acesso a todas as instalações à distância de uma caminhada de cinco minutos, além de um comboio de alta velocidade que levará apenas 20 minutos de uma ponta à outra.
As imagens revelam duas estruturas paralelas semelhantes a paredes que delimitam uma área aberta entre elas. Do lado de fora, o The Line será revestido por uma fachada espelhada, que lhe confere um caracter único. O interior será construído para acomodar edifícios, parques públicos, áreas pedestres, escolas, residências e locais de trabalho. Construído a 500 metros acima do nível do mar, este será o 12º edifício mais alto do mundo.
Segundo as informações mais recentes, avançadas pelo príncipe Mohammed bin Salman, espera-se que 1,2 milhões de pessoas vivam em NEOM até 2030. Este número deverá subir para nove milhões em 2045.
“Estamos comprometidos com uma revolução no urbanismo, que coloca as pessoas em primeiro lugar e que se baseia numa mudança radical do planeamento urbano. The Line promete resolver os desafios que a humanidade enfrenta na vida urbana de hoje e demonstrará formas alternativas de vivência. Não podemos ignorar as crises na qualidade de vida e as crises ambientais que as cidades do nosso mundo enfrentam. A NEOM está na vanguarda da procura de soluções novas e criativas para esse problema”, disse Mohammed bin Salman, que lidera este projecto.
08/03/2022