Sector empresarial público conta com mais uma entidade: Empresa Nacional de Bilhética

Imagem: DR

A cerimónia de apresentação da Empresa Nacional de Bilhética (ENBI) e do seu conselho de administração aconteceu na segunda-feira, 1 de Agosto, no Ministério das Finanças.

O sector empresarial público conta com mais uma empresa. Trata-se da Empresa Nacional de Bilhética, entidade com natureza de Empresa de Domínio Público, encarregue da implementação e gestão do sistema para os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

De acordo com uma nota divulgada no site do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), a empresa é dirigida pelo economista Henda Esandju Nicolau da Silva Inglês e tem como administradores executivos Pedro Carmo Manuel Pereira e Alice Paula dos Santos Neves, enquanto José Manuel Rela dos Santos Bento e Mário Nsingui Pedro ocupam o cargo de  administradores não executivos.

O Sistema Nacional de Bilhética é o mecanismo integrado de cadastramento (presencial ou online) dos passageiros de transportes públicos colectivos, para emissão de passes sociais (subsidiados), para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades espaciais, cidadãos de terceira idade e veteranos da pátria, e passes regulares, para o público em geral.

A nova empresa, segundo a nota, realça o seu compromisso com a sociedade e firma o propósito de auxiliar na tarefa de reduzir o impacto das carências sociais a nível dos transportes de pessoas, bens e melhoria da mobilidade urbana.

A criação desta empresa foi autorizada pelo Despacho Presidencial n.º 212/21, de 8 de Dezembro, tendo os Titulares dos Departamentos Ministeriais das Finanças e dos Transportes aprovado a subscrição do seu capital social pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) e pela empresa pública de Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL).

08/03/2022