Produção petróleo OPEP aumenta pelo segundo mês devido Nigéria e Irão

Imagem: DR

A produção de petróleo da OPEP aumentou pelo segundo mês consecutivo em Setembro, segundo uma pesquisa da Reuters, liderada por aumentos na Nigéria e no Irão, apesar dos cortes em curso pela Arábia Saudita e outros membros da aliança OPEP+ para apoiar o mercado.

No mês passado, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo bombeou 27,73 milhões de barris por dia (bpd), segundo o inquérito, mais 120.000 bpd do que em Agosto. Em Agosto, a produção aumentou pela primeira vez desde Fevereiro.

O aumento em Setembro foi liderado pela Nigéria, que tem lutado contra o roubo de crude e a insegurança na sua região produtora de petróleo. O Irão, que tem vindo a aumentar a oferta apesar das sanções dos EUA, também bombeou mais, com a produção a atingir o nível mais elevado desde 2018.

A Nigéria conseguiu um aumento considerável nas exportações em Setembro, sem grandes perturbações nos envios, de acordo com os dados de envio e fontes da pesquisa, aumentando a produção em 110.000 bpd. O país tem como objetivo uma nova recuperação até ao próximo ano.

O segundo maior aumento veio do Irão, segundo a pesquisa, que elevou a produção para 3,15 milhões de bpd. Este é o valor mais alto desde 2018, o ano em que Washington impôs novamente sanções ao Irão, de acordo com pesquisas da Reuters e números separados da OPEP.

Os analistas disseram que o aumento das exportações iranianas parece ser o resultado do sucesso do Irão em escapar às sanções dos EUA e da discrição de Washington em aplicá-las, à medida que os dois países procuram melhores relações.

A produção dos 10 membros da OPEP que estão sujeitos aos acordos de corte de fornecimento da OPEP+ aumentou em 80.000 bpd, segundo o inquérito. A Arábia Saudita e outros membros do Golfo mantiveram um forte cumprimento dos cortes acordados e das reduções voluntárias adicionais.

O principal exportador, a Arábia Saudita, manteve a produção de Agosto e Setembro perto dos 9 milhões de bpd, segundo o inquérito, uma vez que o país alargou um corte voluntário de produção de 1 milhão de bpd para dar um apoio adicional ao mercado.

Reuters, 10/02/2023