País pode paralisar por falta de divisas

Imagem: DR

A falta de divisas está a ter um impacto muito negativo na economia do país, com o sector industrial a anunciar já paralisação de empresas.

Angola é um país cuja economia é altamente dependente de importações e a escasses de divisas tem condicionado muitas actividades.

Esta semana a Nokal e a Eka, pertencentes ao Grupo Castel, suspenderam a produção por tempo indeterminado. Segundo o jornal Expansão, a fábrica da Nocal foi a primeira a suspender a produção, enquanto a Eka do Dondo vai parar as máquinas na última semana de Julho.

Tanto numa fábrica como na outra, a decisão foi tomada depois de reuniões com os trabalhadores responsáveis pelo sector de produção.

A marca Nocal, com a fábrica localizada no município do Cazenga, foi a primeira “vítima” da falta de matérias-primas no grupo de origem francesa, tendo parado as máquinas na última semana do mês de Junho.

Para o vice-presidente da AIA, Eliseu Gaspar, o cenário de encerramento e suspensão de actividades das indústrias angolanas “é consequência de uma produção nacional não diversificada, porque até aqui a economia angolana girou em torno do petróleo”.
O responsável recordou que quando se iniciou a guerra na Ucrânia o petróleo estava em alta, “mas, ultimamente, o preço baixou ultrapassando o nível proposto no OGE [Orçamento Geral do Estado]” realçou.

“Portanto, há essa consequência, não há exportações, não há produção interna que sirva de balanço para as divisas que são provenientes da venda do petróleo e o resultado é esse”, afirmou Eliseu Gaspar, em declarações à Lusa.

07/08/2023