A falta de divisas está a ter um impacto muito negativo na economia do país, com o sector industrial a anunciar já paralisação de empresas.
Angola é um país cuja economia é altamente dependente de importações e a escasses de divisas tem condicionado muitas actividades.
Esta semana a Nokal e a Eka, pertencentes ao Grupo Castel, suspenderam a produção por tempo indeterminado. Segundo o jornal Expansão, a fábrica da Nocal foi a primeira a suspender a produção, enquanto a Eka do Dondo vai parar as máquinas na última semana de Julho.
Tanto numa fábrica como na outra, a decisão foi tomada depois de reuniões com os trabalhadores responsáveis pelo sector de produção.
A marca Nocal, com a fábrica localizada no município do Cazenga, foi a primeira “vítima” da falta de matérias-primas no grupo de origem francesa, tendo parado as máquinas na última semana do mês de Junho.
“Portanto, há essa consequência, não há exportações, não há produção interna que sirva de balanço para as divisas que são provenientes da venda do petróleo e o resultado é esse”, afirmou Eliseu Gaspar, em declarações à Lusa.