O turismo espacial avança em 2024

Está cada vez mais próxima a realidade do turismo espacial. Muito se tem ouvido falar nos últimos anos nesta experiência única a que poucos têm acesso. A Space Perspective, uma das principais empresas de viagens espaciais de luxo, sediada na Flórida, Estados Unidos da América, revelou na passada semana imagens do design da sua Nave Espacial Neptuno, que conta levar os viajantes até ao espaço já em 2024.

A nave apresenta-se com o formato de uma capsula esférica, com vista de 360 graus, neutra em carbono com zero emissões e com um revestimento reflector para limitar o aumento da temperatura provocado pela exposição solar.

Com capacidade para 8 passageiros, no seu interior, os viajantes vão poder disfrutar de assentos reclináveis profundos, iluminação ambiente, bar e até Wi-Fi nesta viagem que terá a duração de um total de seis horas. Com uma vista inigualável graças às suas janelas reflectivas semelhantes ao capacete de um astronauta e o novo sistema de controlo térmico, desenvolvido em parceria com o estúdio londrino Of My Imagination.

Em comunicado Taber MacCallum, o fundador, co-CEO, e chefe de tecnologia da Space Perspective, afirmou que “O nosso ‘sistema de voo proprietário’ significa que a cápsula e o SpaceBalloon permanecem sempre ligados e as condições de descolagem e aterragem estão sempre sob o nosso controlo. A equipa reuniu-se para criar um sistema incrivelmente robusto, seguro, elegante e luxuoso para a Nave Espacial Neptuno. Simplicidade e automatização são as chaves para a segurança”.

A cápsula está patenteada e actualmente em produção perto do Centro de Operações da Space Perspective, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida.

A empresa, que se autodenomina “a primeira empresa de luxo do mundo em experiência de voos espaciais”, venderá bilhetes para o espaço por $125.000 por passageiro, prometendo uma experiência única de uma viagem de 32,18 quilómetros acima da terra.

08/04/2022