O Chefe de Estado dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e a presidente da União Europeia, Von der Leyen, anunciaram, este sábado, um compromisso conjunto EUA-UE que visa apoiar Angola, RDC e a Zâmbia a acelerarem a expansão do Corredor do Lobito, através da Parceria para Infras-Estruturas Globais e Investimento (PGI em Inglês).
“Reforçando a interligação do Corredor do Lobito aos vizinhos de Angola, criará novas oportunidades económicas diversas para Angola e para a região”, lê-se num comunicado da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Principe.
A concessão do Corredor do Lobito foi entregue ao consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR) e formalizada no dia 4 de Julho de 2023, numa cerimónia que contou com as presenças dos Presidentes de Angola, da RDC e da Zâmbia.
Constituído pelas empresas Trafigura (49,5%), Mota-Engil (49,5%) e Vecturis S.A (1%), o LAR venceu o concurso internacional no dia 4 de Novembro de 2022, para assegurar a gestão do Corredor do Lobito durante 30 anos.
Jornal de Angola, 09/09/2023