Empresa canadiana e a Trafigura serão os primeiros usuários do Corredor Ferroviário do Atlântico de Lobito

Imagem: DR

As Minas Ivanhoe do Canadá (TSX: IVN) (OTCQX: IVPAF) e a comerciante de commodities Trafigura assinaram na quarta-feira acordos para transportar cobre por ferrovia da República Democrática do Congo para o porto de Lobito, em Angola, vizinha.

Os acordos tornam as empresas os primeiros usuários de longo prazo do corredor ferroviário do Atlântico de Lobito, uma iniciativa apoiada pelo governo dos EUA como parte de sua ambição declarada de desafiar o domínio da China sobre os materiais brutos críticos.

A administração Biden comprometeu-se com $250 milhões para revitalizar a linha ferroviária centenária que liga importantes minas africanas ao porto do Oceano Atlântico de Lobito. Também está financiando um estudo para conectar a ferrovia à Zâmbia, como parte de outro projeto esperado para custar $1,6 bilhão.

O acordo com a Ivanhoe dá-lhe o direito de transportar entre 120.000 e 240.000 toneladas de blister-ânodo ou concentrado por ano de Kamoa-Kakula ao longo do Corredor de Lobito.

Estabelece um prazo mínimo para o acordo de cinco anos a partir de 2025, após um ano de aceleração em 2024.

A Ivanhoe enviou em janeiro um envio experimental de concentrado de cobre de seu complexo de cobre Kamoa-Kakula na RDC para o porto de Lobito usando a nova ferrovia.

Os acordos assinados na quarta-feira estendem os envios experimentais iniciais, anunciados em agosto do ano passado, com até mais 10.000 toneladas a serem transportadas ao longo do Corredor de Lobito este ano.

“O corredor econômico transformador abrirá mais projetos de cobre devido aos menores custos logísticos”, disse em um comunicado o fundador e co-presidente executivo da Ivanhoe Mines, Robert Friedland.

“Logísticas mais baratas aumentam a quantidade de cobre economicamente recuperável em todo o Cinturão do Cobre, pois as notas de corte podem ser reduzidas.”

O consórcio Ferroviário do Atlântico de Lobito, composto pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, foi premiado em 2022 com uma concessão de 30 anos para a operação, gestão e manutenção tanto da linha ferroviária quanto do porto.

“A Trafigura assinou agora uma ficha de termos por um prazo mínimo de seis anos, apoiando o objetivo do consórcio de aumentar os volumes no corredor para que se torne a principal ligação de transporte ferroviário na África subsaariana”, disse o presidente do grupo e diretor executivo, Jeremy Weir.

A alocação de capacidade de exportação da Trafigura na Ferrovia do Atlântico de Lobito será de até 450.000 toneladas por ano a partir de 2025, disse em um comunicado separado.

De acordo com a comerciante de commodities, os concessionários da Ferrovia do Atlântico de Lobito têm planos de aumentar a capacidade de exportação da linha para um milhão de toneladas por ano até 2030.

02/07/2024