A mulher mais rica do mundo vive no anonimato… para poder ser feliz

Imagem: DR

Nasceu em 1953, em França, e desde então que tem desafiado o cliché de mulher milionária. Referimo-nos a Françoise Bettencourt, a única filha da principal herdeira da gigante de cosmética L’Oreal.

A mulher continua a fazer jus ao lema da mãe, Liliane Bettencourt, que sempre afirmou que a partir de uma certa quantia de dinheiro, as pessoas “perdem a cabeça”.

Em 28 de dezembro, Françoise tornou-se oficialmente na mulher mais rica do mundo, segundo a Bloomberg. O titulo porém não a deixa iludir-se.

“Uma vez mais, sei que sou uma privilegiada, mas, como podem ver, não vivo numa mansão. Não somos colecionadores de quadros e, como podem ver, nem uso joias”, afirma a mulher à revista Le M Magazine durante uma visita à sua casa, onde efetivamente se provava que esta vivia num apartamento de dois andares, num edifício moderno, mas relativamente discreto comparado com o palacete onde viviam os pais.

A sua história

François é neta de Eugène Schueller, que fundou a L’Oreal em 1909 após descobrir uma inovadora tinta de cabelo. O seu pai, André Bettencourt, foi ministro da presidente de Charles de Gaulle entre 1960 e 1970.

A infância desta, apesar de todos os luxos, nem sempre foi feliz. Tímida e introvertida, a sua personalidade sempre colidiu com a da sua mãe, uma mulher exuberante que chegou a  dizer que a filha estava sempre um passo atrás de si.

Embora admita que está consciente do privilégio que teve em nascer nesta família, Françoise defende que nunca foi criada para adorar o dinheiro, tendo os seus pais a ensinado a diferençar o bem do mal.

“Em casa não falávamos de dinheiro. Era uma palavra que não era fácil de pronunciar”, afirma.

Quanto à sua vida familiar, Françoise casou com o filho de um empresário da L’Oreal, com quem teve dois filhos. Para além de empresária, a mulher é também escritora e música.

O momento mais escandaloso da sua vida, foi quando viu a sua família envolvida num processo judicial, intentado pela própria, contra um amigo da mãe, que acusava de estar a aproveitar-se do facto de esta já não estar lúcida para lhe retirar dinheiro.

Em 2017 após a morte da mãe, passou a deter o titulo de mulher mais rica do mundo, mas no final do ano passado, a mulher, hoje com 70 anos, conseguiu o marco de ser a primeira mulher com mais de 90 mil milhões de euros ‘na carteira’.

Notícias ao Minuto , 18/01/2024