5 maneiras de garantir que seus filhos cresçam mais ricos do que você

Imagem: DR
  • Faz sentido querer que seus filhos se saiam melhor na vida do que você.
  • Garantir que seus filhos estejam prontos para gerenciar seu dinheiro é uma parte importante disso.
  • Ensine-os sobre dinheiro, poupança, crédito e dívidas desde cedo e dê o exemplo.

Preparar seus filhos para o sucesso financeiro começa agora. Se eles estiverem na casa dos 20 anos tentando descobrir como gerenciar o crédito ou como comprar uma casa, então é tarde demais.

Um estudo recente do First Merchants Bank, que entrevistou 1.000 americanos adultos, descobriu que mais da metade dos entrevistados entre 18 e 34 anos não se sentia confiante em gerenciar suas finanças pessoais, e 80% acreditavam que uma educação melhor poderia ter evitado ansiedade e estresse relacionados a finanças.

Stacey Tisdale, uma especialista em comportamento financeiro com 20 anos de experiência ensinando as pessoas a se sentirem à vontade com dinheiro, diz ao Personal Finance Insider: “Muitos de nós crescemos com pais que apenas pagavam as contas, mas não nos diziam como estavam fazendo. É importante preparar as crianças para o lado financeiro da vida; elas lidarão com dinheiro pelo resto de suas vidas.”

Aqui estão cinco maneiras que Tisdale sugere para garantir que seus filhos cresçam melhor do que você:

1. Fale sobre dinheiro em casa

“Dinheiro pode ser um tópico tabu em casa”, diz Tisdale. “Mas a única maneira de se sentir confortável com dinheiro é falar sobre dinheiro. Explique que o dinheiro não é algo grande e ruim para se ter medo, mas uma ferramenta que você usa para criar a vida que deseja. Discuta crédito, poupança, dívidas e orçamento, e a forma como o dinheiro é usado na casa.”

2. Envolva-os em algumas decisões financeiras

Seus filhos podem não pagar a conta de luz ou se envolver na decisão de pintar ou não a casa no próximo verão, mas eles podem participar de algumas decisões financeiras do dia a dia.

“Seus filhos definitivamente podem fazer uma lista de compras”, diz Tisdale. “Enquanto estiverem no supermercado, deixe-os pegar itens da lista e veja quanto custa. Se decidir comprar um filme online, deixe-os escolher e veja quanto custa. Você precisa mostrar às crianças que o dinheiro está envolvido em quase todas as decisões na casa.”

3. Abra uma conta poupança para eles

“Este ano, quando receberem dinheiro de presente, abra uma conta poupança e discuta isso com eles”, diz Tisdale. “Enquanto estiverem no banco, discuta o que está acontecendo e fale sobre depósitos, saques e saldos da conta. Se puder, abra uma conta poupança para a faculdade e mantenha-os informados sobre como ela está crescendo e o que isso significará quando chegar a hora da faculdade.”

4. Faça com que criem o hábito de poupar, e o quanto antes

“Como especialista financeira, estou sempre dizendo às pessoas para começarem a economizar o mais cedo possível”, diz Tisdale. “Bem, é assim que começa. Certifique-se de que seus filhos entendam a importância de poupar e por quê. Fale com seus filhos sobre ter uma conta poupança para a faculdade em vez de empréstimos estudantis, um fundo de emergência em vez de dívidas no cartão de crédito, e economizar mais para a entrada de uma casa em vez de ter uma taxa de juros mais alta. Ensine a eles o benefício de economizar dinheiro agora.”

5. Dê o exemplo

“Isso é a coisa mais importante que você pode fazer”, diz Tisdale. “Se seus filhos veem você gerenciando bem o dinheiro, eles também vão querer fazer isso. Se as crianças crescem com ansiedade em torno de dinheiro e finanças, é provável que experimentem ansiedade em relação às próprias finanças no futuro. Mostre aos seus filhos como lidar com dinheiro da maneira certa através do seu próprio exemplo”, afirma Tisdale.

12/12/2023