Angola tem todas condições para deixar de importar fertilizantes, garante ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

Imagem: DR

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, garantiu, na terça-feira, que o país tem todas as condições para que, a médio e longo prazos, deixe de importar fertilizantes e outros agrominerais, soube, o JA Online.

Mas  responsável que falava na abertura do workshop sobre a utilidade dos agrominerais, assegurou que a meta do sector que dirige é contribuir para a auto-suficiência de fertilizantes em Angola, salientando que existem indicadores, em termos de minerais úteis para melhorar a eficiência e produtividade na agricultura nacional.

“O país já possui indústrias de calcário, indústrias misturadoras e poderão surgir outras. Queremos ir mais além. Todos os ingredientes estão presentes. Falta-nos agora executar e podermos, daqui alguns anos, com orgulho, dizer que o país deixa de importar fertilizantes”, assegurou.

Segundo as informações avançadas hoje, no facebook do referido ministério, Diamantino Azevedo afirmou igualmente que, o sector abraçou o projecto privado OPAIA destinado a produção de amónia e ureia, componentes “muito importantes” para os fertilizantes e criou condições para o fornecimento de gás neste projecto.

Jornal de Angola, 08/09/2023