Pierpaolo Piccioli apresentou a colecção de alta-costura Valentino The Beginning (O Começo), na icónica escadaria da Piazza di Spagna, em Roma, no início deste mês. Os desfiles de alta-costura da marca costumam realizar-se em Paris, mas, este ano, o director criativo escolheu voltar a casa para a apresentação que tomou forma a partir do seu antecessor, Valentino Garavani, que fundou a maison na cidade italiana em 1959.
O tema da colecção deriva do diálogo com a história da casa Valentino, que desfilou no local pela primeira vez em 1985, onde o fundador posou nas mesmas escadarias com a sua equipa de artesãos da época. “Roma é o lugar onde tudo começa, a vida, as pessoas. As nossas histórias e identidades estão aqui. Nós pertencemos a este lugar tanto quanto este lugar pertence ao mundo e à Valentino”, descreveu Piccioli.
Pierpaolo Piccioli trabalha na Maison Valentino há 23 anos. Em 2008 assumiu a direcção criativa da casa com a colega de longa data Maria Grazia Chiuri e, quando esta saiu em 2016 para se tornar a primeira mulher a liderar a casa Dior, ele ficou e tomou sozinho as rédeas criativas da marca italiana. Tem vindo a assumir-se cada vez mais como o senhor da casa e soma colecções que encantam os críticos e uma lista de clientes cada vez mais vasta. Piccioli disse recentemente que queria “perceber quanto de (si) próprio existe hoje na Valentino, e quanto da Valentino existe na (sua) identidade”.
Valentino Garavani, a quem a história acabou por dar o cognome de “imperador da moda”, começou a sua marca de moda em 1960, precisamente em Roma e sempre com Giancarlo Giametti, o companheiro da vida e dos negócios, ao seu lado. Valentino completou 90 anos em Maio deste ano e não esteve presente neste desfile, contudo as origens da casa estiveram representadas ao mais alto nível por GG, como os amigos tratam Giancarlo Giametti, que se sentou na primeira fila e foi o anfitrião das celebridades deste magnífico desfile.
25/07/2022