USSD impulsiona a inclusão digital e financeira em África

Imagem: DR

Os Dados de Serviço Suplementar não estruturados são uma maneira de libertar o potencial de inclusão digital e financeira em África.

Em apenas uma década, o Unstructured Supplementary Service Data (USSD) expandiu-se de uma oferta de nicho para inúmeros mercados, oferecendo um serviço financeiro convencional, e movendo milhões de famílias em África de uma economia monetária para uma economia digital mais inclusiva.

A tecnologia Unstructured Supplementary Service Data (USSD) desempenhou um papel fundamental na transformação digital de África. É uma jogada inteligente para qualquer empresa conquistar novos e inexplorados mercados, mas precisa de mais disrupção.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, África precisa de um crescimento de longo prazo que beneficie todos os africanos. Isso requer nada menos do que uma transformação económica, e o financiamento sustentável e inclusivo é um ingrediente vital para essa transformação.

De acordo com um artigo do Banco Mundial publicado em 29 de Junho de 2022, a pandemia do COVID-19 estimulou a inclusão financeira, impulsionando um grande aumento nos pagamentos digitais devido à expansão global dos serviços financeiros formais.

Como referiu o Presidente do Africa Progress Panel, Kofi Annan, “uma das maiores barreiras à transformação do sector de energia é o baixo nível na receita de impostos e o fracasso dos governos em construir sistemas tributários confiáveis. Os impostos domésticos podem cobrir quase metade da lacuna de financiamento na África Subsaariana.”

Alguns países estão a aproveitar os fundos de pensões para o financiamento de energia. Por exemplo, o Gana, Moçambique e a Nigéria usaram os seus fundos de pensões para iniciarem uma estratégia de financiamento mais activa para os seus sectores de energia.

Sem uma ampla cobertura de dados em África e o hardware tecnológico para melhorar a forma como os usuários comunicam entre si e gerem o dinheiro, há um potencial de crescimento para que a tecnologia USSD possa ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico.

“A revolução digital catalisou aumentos no acesso e uso de serviços financeiros em todo o mundo, transformando a forma como as pessoas fazem e recebem pagamentos, emprestam e poupam”, disse o Presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass.

O mercado africano geralmente usa o USSD para várias actividades, como transferir dinheiro, equilibrar cheques, fazer recargas e comprar pacotes de dados. A adopção massiva do USSD ocorre porque ele está disponível tanto para telemóveis como para smartphones, permitindo chegar a um público mais amplo.

Embora a economia móvel subsaariana esteja em rápido crescimento, metade da população do continente não tem acesso a telemóveis: a assinatura de serviços móveis é de 46% e deve chegar a 50% em 2025; enquanto a adopção de smartphones é de 64% e deve chegar a 75% no mesmo ano de 2025, de acordo com a Tech Cabal.

O Banco Mundial acrescenta que dois terços dos adultos em todo o mundo fazem ou recebem um pagamento digital, com a participação nas economias em desenvolvimento a crescer de 35% em 2014 para 57% em 2021. Nas economias em desenvolvimento, 71% têm conta no banco, outra instituição financeira, ou com um provedor de dinheiro móvel, acima de 63% em 2017 e 42% em 2011. As contas de dinheiro móvel impulsionaram um grande aumento na inclusão financeira na África Subsaariana.

O USSD é amplamente utilizado em toda a África para permitir serviços bancários móveis e pagamentos móveis. Embora o alcance omnipresente do USSD o torne uma tecnologia ideal para pagamentos e serviços bancários em mercados em desenvolvimento, a segurança é outro benefício importante. A tecnologia cria uma maneira segura e instantânea de verificar os detalhes do cliente e permitir o acesso às suas contas. Ao contrário das SMS e aplicações móveis, as notificações e menus USSD não são armazenados no dispositivo, tornando-o mais seguro para transmitir senhas ou outras informações confidenciais.

O USSD só pode lidar com 186 caracteres por mensagem e está limitado a uma sessão de 180 segundos na maioria das redes móveis. Os utilizadores navegam e seleccionam num menu pré-definido de opções.

A menos que isso mude, a procura por USSD continuará a crescer como uma alternativa de internet ou canal complementar para inclusão financeira nos países em desenvolvimento. Transformar o ambiente de financiamento é a maneira de libertar todo o potencial de África em benefício de todos os africanos para as próximas gerações.

08/01/2022