Sul coreanos interessados na exploração de minerais em Angola

Imagem: DR

O Instituto Geológico de Angola (IGEO, rubricou com a Associação Coreana de Desenvolvimento Economico de Africa (AKEDA, na sigla inglês) um acordo com o objectivo de criar um grupo de trabalho para definir os termos e condições dos projectos de prospecção e pesquisa para a exploração de minas de classe mundial em Angola.

O acordo foi rubricado no domingo, 24 de Julho, em Seul, capital da Corea do Sul, na sequência de encontros anteriores mantidos em Luanda, de acordo com o Jornal de Angola.

Na ocasião, o presidente do conselho de Administração do IGEO, Canga Xiaquivuila, disse que Angola está a preparar-se para dar resposta a crescente demanda do mercado de minerais críticos que existem no mundo, especialmente aqueles para transição energética, como o lítio, cobalto, níquel, cobre e terras raras que são procuradas e necessárias em países tecnologicamente avançados como a Corea do Sul.

Já o Secretário-Geral da AKEDA, Chung Siwoo, realçou o seu engajamento em atrair empresas sul Coreanas para participarem no processo de desenvolvimento de Angola.

AKEDA está engajada em vários projectos em desenvolvimento no país, com destaque para a construção de uma central com capacidade de produção de 750 megawatts na província de Benguela, orçada em mais de 2 milhões de dólares norte americanos.

A AKEDA é uma organização supervisionada pelo Ministério de Estratégias e Finanças da Coreia do Sul, cuja missão é promover e implementar investimentos em África.

26/07/2022