Sasol reinicia refinaria Natref na África do Sul

Imagem: DR

A Sasol, maior produtora de combustível da África do Sul, reiniciou a refinaria Natref, que possui com a TotalEnergies, depois dos atrasos nas entregas de petróleo no mês passado resultarem numa interrupção.

A interrupção fez com que a Sasol declarasse uma força maior em produtos petrolíferos, que permanece em vigor. A refinaria com capacidade para 108 mil barris por dia agora está “online e o aumento da produção está em andamento”, disse a empresa.

A paralisação da Natref também significou que toda a frota de refinarias de petróleo na África do Sul ficassem paradas, depois de uma série de outras instalações ter suspendido a produção nos últimos dois anos. As plataformas enfrentaram actualizações dispendiosas para responder às regulamentações pendentes sobre combustíveis mais limpos.

A África do Sul atrasou a implementação dessas regras do próximo ano para 2027, e a Sasol congratulou-se com a prorrogação do prazo por parte do departamento de energia, uma vez que a empresa continua a “avaliar opções” para a fábrica de Natref.

08/05/2022