Rússia vai mesmo fechar a torneira do gás

Imagem: DR

As reduções nos fornecimentos de gás nas últimas semanas, a que o Kremlin atribui a trabalhos de manutenção, podem ser já o início de cortes mais amplos destinados a evitar o enchimento das instalações de armazenamento em preparação para o inverno, alertou o chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), citado pelo “The Guardian”.

A Europa deverá começar a preparar-se imediatamente para o fim do fornecimento de gás da Rússia no inverno, considera Fatih Birol que lançou um apelo aos governos para unirem esforços para reduzirem a procura e manterem as centrais nucleares abertas.

Os países da UE estão numa corrida pelo reabastecimento dos locais de armazenamento; a Alemanha deverá atingir 90% da capacidade até Novembro.

Desde a invasão russa da Ucrânia no final de Fevereiro, os Estados-membros da UE têm apostado na redução da sua dependência dos combustíveis fósseis russos, através da aquisição de gás de outros países, incluindo os EUA, além de acelerarem a transição para as energias renováveis.

Nas últimas semanas, Moscovo reduziu ou interrompeu o fornecimento de gás a vários países da UE.

22/06/2022