Repensar estratégias para um futuro descarbonizado

Imagem: DR

Há uma necessidade das Companhias Nacionais de Petróleo (NOC) repensarem o seu modelo operacional para que seja mais evidente o cumprimento dos seus objectivos estratégicos para entregarem os impactos futuros esperados de produção, custo e redução de gases de efeito estufa, de acordo com um novo relatório do BCG.

O relatório, intitulado “The Future Operating Model for National Oil Companies”, observou um claro valor da implementação de modelos operacionais diferentes, pois são eles podem fornecer ganhos de eficiência, entre 30 a 40%, em toda a cadeia de valor upstream de petróleo e gás. Isso inclui alavancas como aplicar modelos de reservatórios de resolução mais profunda e vinculá-los à optimização da produção que pode resultar num aumento de 4-6% na produção do poço e 80% mais curto no tempo de ciclo no projecto.

As International Oil Companies (IOCs) já começaram a transformar as suas operações, percebendo que os actuais modelos operacionais de upstream não são sustentáveis: a volatilidade do preço do petróleo, o excesso de oferta e a transição energética estão a forçar a evolução. As estratégias de portfólio individuais podem diferir, mas ficou claro que o sucesso em qualquer modelo futuro requer formas radicalmente novas de trabalhar.

Esta mudança implica três requisitos fundamentais:

  1. Transformação da forma de operar

Os CONs vão precisar de incluir considerações de custo e carbono em todos os aspectos das suas filosofias operacionais. E isso pode incluir a optimização das operações, eliminando o desperdício e aumentando o valor do cliente.

  1. Simplificar os processos principais e racionalizar as actividades

A simplificação dos principais processos de produção, manutenção e segurança. Remove redundâncias, utilizando tecnologias e informações recém-disponíveis. Nesta fase, as empresas devem optimizar a proporção de manutenção correctiva para preventiva.

  1. Modelo operacional habilitado digitalmente

A digitalização tem o poder de fortalecer e habilitar todos os aspectos das operações das empresas de oil and gas. Isso significa construir recursos avançados e aproveitar totalmente a gama de ferramentas digitais.

07/11/2022