O Reino Unido vai garantir USD 2 bilhões para que o Banco Africano de Desenvolvimento aumente o financiamento aos governos do continente, especialmente para projectos relacionados com a preservação do clima.
O reforço será usado para financiar projectos de resiliência climática e energia renovável, disse Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Abidjan, com sede na Costa do Marfim, em entrevista na semana passada.
As garantias são um passo para suprir uma lacuna de financiamento que África, o continente mais afectado pelas mudanças climáticas, precisa de preencher para financiar o fortalecimento de infra-estruturas, como estradas e pontes, e, ao mesmo tempo, fazer com que os seus abundantes recursos de energia solar e renovável favorecem o desenvolvimento de energias mais verdes.
Os líderes africanos estimam que a adaptação às mudanças climáticas – fortalecendo as costas contra o aumento do nível do mar, combatendo a desertificação e construindo estradas e pontes resistentes ao clima – exige um investimento anual de USD 33 biliões.
01/07/2022