Principais descobertas de hidrocarbonetos em África por região

Imagem: DR

Representando a fronteira final na exploração de petróleo e gás, África continua a ganhar interesse significativo de players regionais e globais de energia.

Com descobertas significativas prontas para transformar a zona ocidental de África num centro global de hidrocarbonetos, triliões de metros cúbicos de gás natural descobertos entre a África Oriental e os campos de gás do Mediterrâneo no norte da África, e o recente boom de hidrocarbonetos a sul do continente, o continente está a emergir como líder mundial para exploração de petróleo e gás.

África Ocidental

A parte ocidental de África é o maior contribuinte para os recursos no continente nos últimos cinco anos. Descobertas notáveis ​​incluem a Yakaar-Teranga no Senegal, a descoberta de gás Orca na Mauritânia e a descoberta de Beleine na Costa do Marfim, três das quais representam mais de 64% dos recursos da região desde 2017.

Sul de África

A descoberta offshore da Eni em Angola no Bloco 15/06 em 2021 levou a um potencial de 200 a 250 milhões de barris de petróleo, enquanto a exploração da bacia do Kavango, na Namíbia, pela TotalEnergies, Shell e Qatar Energy, revelou ser uma descoberta considerável em 2022. Também em 2021, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia da África do Sul anunciou a descoberta de bolsões de xisto na Bacia do Karoo, com estimativas que colocam os recursos num potencial de 390 triliões de metros cúbicos de gás.

Norte de África

O Egipto tem sido responsável pela maioria das descobertas no norte de África desde 2017, tendo as actividades da Eni levado a descobertas nas áreas de concessão Nour North Sinai, Meleiha e South West Meleiha (SWM), bem como na concessão marítima North Diametta East Delta e Prospecto de exploração SWM B-1X.

África Oriental

Com um potencial regional que pode resultar numa capacidade de exportação de até 300 mil barris de petróleo por dia, aproximadamente 0,3% do total global actual, a África Oriental está prestes a experimentar um boom de petróleo e gás nos próximos anos. Uma campanha de exploração liderada pela supermajor de petróleo e gás, Shell, levou à descoberta de 23 triliões de metros cúbicos de gás descobertos na Tanzânia.

08/10/2022