O C919, que estava sendo produzido na China há anos, levantou voo em sua primeira viagem comercial. A empresa produtora da aeronave planeja desafiar o mercado detido pela Airbus e Boeing.
O primeiro avião a jato de passageiros fabricado internamente na China fez no domingo (28) seu primeiro voo comercial, informou a agência norte-americana Associated Press.
O voo comercial inaugural do C919 de fabricação própria aterrissa no Aeroporto Internacional de Pequim, recebido por uma cerimônia de banho de água.
O avião C919, construído pela chinesa Commercial Aviation Corporation of China (COMAC) e operado pela companhia aérea estatal China Eastern Airlines, transportou cerca de 130 passageiros no voo. O jato decolou na manhã de domingo (28) do Aeroporto Hongqiao de Xangai e aterrissou menos de duas horas depois em Pequim.
O C919, que tinha estado em desenvolvimento há 16 anos, tem um alcance máximo de cerca de 5.630 quilômetros e foi projectado para transportar entre 158 e 168 passageiros.
Mais de 1.200 unidades do C919 já foram encomendados, segundo a COMAC. Relatos anteriores indicavam que a empresa planeja construir 150 aviões C919 por ano nos próximos cinco anos.
O voo inaugural ocorre no momento em que a COMAC busca entrar no mercado de jatos de corredor único, em um desafio direto à europeia Airbus e à norte-americana Boeing. Os A320 da Airbus e os Boeing 737 são as aeronaves mais populares, normalmente usadas em voos domésticos e regionais.
Sputnik, 28/05/2023