Primeira unidade antiterrorista financiada pelo Reino Unido aberta no Quénia

Imagem: DR

A alta comissária britânica, Jane Marriott, e o secretário de Gabinete do Ministério do Interior e Coordenação do Governo Nacional, Fred Matiang’i, abriram a primeira sede regional da Unidade de Polícia Antiterrorista (ATPU sigla em inglês) e a Delegacia de Polícia de Mombasa, estimada em cerca de 700 mil dólares norte americanos.

A delegacia fornecerá um espaço dedicado para a ATPU trabalhar em casos de terrorismo. Também permitirá o acesso directo à ATPU para o público, criando mais consciência sobre o trabalho da ATPU e fortalecendo sua relação com a comunidade local.

A conformidade com os direitos humanos e os padrões internacionais, como as Regras Mandela, estiveram no centro do projecto do edifício. A estação inclui um centro de detenção seguro com celas separadas e instalações privadas de ablução para homens, mulheres e crianças. É um testemunho do compromisso compartilhado do Reino Unido e do Quénia com o estado de direito e os direitos humanos internacionais.

O Quénia é o principal parceiro de segurança do Reino Unido em África Oriental, sendo que o foco principal desta parceria é fortalecer a capacidade antiterrorista dentro do sistema de justiça criminal, de acordo com os padrões internacionais de direitos humanos, referiu a alta comissária britânica no Quénia, Jane Marriott.

“O Reino Unido trabalha com partes interessadas em todo o caminho da justiça criminal, incluindo investigadores, supervisores de detenção, promotores e judiciários, todos essenciais para prevenir e interromper a actividade terrorista”, disse, salientando que o terrorismo é uma das maiores ameaças que ambos países enfrentam. “Para combater essa ameaça, tenho o prazer de apoiar o Quénia com aproximadamente 8,4 milhões de dólares por ano”.

O Secretário de Gabinete do Ministério do Interior, Fred Matiang’i, disse que o seu governo aplaude o gesto o Pacto de Segurança Reino Unido-Quénia acordado em 2018 e a incorporação da Parceria Estratégica do Reino Unido no Quénia 2020 – 2025, por meio da qual o Alto Comissariado Britânico trabalhou com o Governo do Quénia para estabelecer a delegacia de polícia com instalações de detenção para ATPU Coast em Mombasa.

“Com a ajuda de nossos parceiros, aumentamos constantemente as nossas capacidades para enfrentar o terrorismo e outros crimes transnacionais. Somos imensamente gratos ao povo do Reino Unido, por meio do Alto Comissariado Britânico (Nairobi), por nossa contínua relação de trabalho calorosa e cordial e particularmente no combate ao terrorismo.”

Ao longo do ano passado, o Reino Unido apoiou a ATPU com várias actividades, incluindo treinamentos sobre financiamento do terrorismo, entrevistas com testemunhas, IEDs, sensibilidade de género, bem como a entrega de um programa de treinamento de instrutores credenciado internacionalmente. Há a promessa de no futuro o Reino Unido continuar o suporte de treinamento de habilidades especializadas.

*Com Further Africa, 08/01/2022