Primeira refinaria de ouro poderá produzir até 50 kg por dia

Imagem: DR

O lançamento da primeira pedra assinala o início da construção da primeira Refinaria de Ouro em Angola, cuja capacidade máxima de produção será de 50 quilogramas por dia, num investimento de cerca de 7 milhões de dólares.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e a Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, procederam, na manhã desta segunda-feira, 27 de Junho, ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira refinaria de ouro em Angola, no Pólo Industrial de Viana, em Luanda.

Estimada em 7 milhões de dólares americanos, a refinaria, de pequeno a médio porte, vai produzir 25 quilogramas por dia, podendo chegar aos 50 através de mais turnos de trabalho. O valor, de acordo com Diamantino Azevedo, inclui a construção, equipamentos, formação e consultoria, essencialmente na parte de contrastaria.

Vai ser erguida numa área de 2.470 metros quadrados, comportando área para refinação, laboratório e a contrastaria. A refinaria de ouro vai integrar-se arquitectonicamente nas instalações da Geoangol, mas será uma unidade autónoma com 30 trabalhadores.

São promotores deste empreendimento a Geoangol, SA, empresa detida pela Endiama (83,95%), Fanacy Ways- Investimentos, Participações e Serviços Lda (12,85%) e a Sondominas (3,20%).

Uma entidade independente fará o estudo de possíveis impactos ambientais, que já estão acautelados para que sejam os mínimos, disse um dos responsáveis do projecto, explicando que a refinaria prevê um sistema de tratamento de gases antes de serem expelidos e os resíduos líquidos serão tratados (neutralizados) com reagentes apropriados antes do seu descarte.

A refinaria será suficiente para refinar o ouro que será produzido nos próximos cinco anos, informou o Ministro Diamantino Azevedo, que aventou a possibilidade de se poder aumentar a sua produção com mais investimentos em caso de necessidade, bem como construir outras refinarias.

Cinco dos 12 projectos de ouro com Título de Exploração já iniciaram a produção e exportação desse mineral, sendo que existem outros 40 com Títulos de Prospecção, segundo o governante, que explicou que toda a produção de ouro do país é actualmente exportada.

Angola entrou para a lista de países produtores e exportadores de ouro em 2019 e já exportou 89 kilos de ouro, disse o Ministro.

27/06/2022