O Presidente da República fez esta sexta-feira várias exonerações nas chefias do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Serviço de Informação e Segurança do Estado (SINSE), Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos (CESME).
Em comunicado, os serviços da Presidência anunciam que o Chefe de Estado, depois de ouvir o Conselho de Segurança Nacional, decidiu exonerar o comissário de migração João António da Costa Dias, do cargo de diretor geral do Serviço de Migração e Estrangeiros, e José Coimbra Baptista Júnior, do cargo de chefe-adjunto do Serviço de Informação e Segurança do Estado.
João Lourenço exonerou igualmente o comissário-chefe de investigação criminal António Paulo Bendje, do cargo de diretor geral do Serviço de Investigação Criminal, assim como o comissário de investigação criminal Fernando Manuel Bambi Receado, do cargo de diretor-geral adjunto.
Também o diretor do Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos, Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, foi dispensado pelo Presidente.
O Chefe de Estado fez, para já, apenas duas nomeações: para o SIC, Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, para o cargo de diretor geral, e para o SME, José Coimbra Baptista Júnior, para o cargo de diretor geral.
Novo Jornal, 25/10/2024