Novos e exclusivos

Imagem: DR

Potentes e velozes, o Bugatti e o Lamborghini são automóveis fabricados exclusivamente para as pessoas com poder de compra acima da média.

8,4 Milhões de dólares é quanto tem de se pagar para se adquirir uma “obra de arte” com 1600 cv, capaz de atingir 100 km/h em 2,4 segundos, e alcançar 380 km/h de velocidade máxima, se continuar a pressionar o acelerador.

O Centodieci – “cento e dez” – foi apresentado em 2019, 110 anos depois da fundação da marca, criada por Ettore Bugatti.

A atenção aos detalhes na fabricação deste modelo é tanta que só o “exame meticuloso dos bancos” exigiu um dia para a vistoria completa, e a montagem do interior exige 16 semanas de trabalho. Os assentos, com um padrão acolchoado tipo tabuleiro de xadrez, são azuis, solução essa que se estende ainda ao forro das portas e ao revestimento da consola central. Tudo isto – e até o material com que foram feitos os tapetes e os acabamentos – elevam um patamar condizente com os mais de 8,4 milhões exigidos pelo Centodieci.

Mas este montante não afastou os potenciais compradores (as 10 unidades foram rapidamente vendidas), tendo despertado o interesse dos coleccionadores. A estrela do futebol Cristiano Ronaldo tem na sua garagem um Bugatti Centodieci.

Quem não teve oportunidade de comprar o Centodieci, pode apostar no Lamborghini Veneno, cujo custo é de USD 4,5 milhões. Este modelo também é exclusivo.

A Lamborghini produziu apenas 14 exemplares do Veneno.

O carro, inspirado no Aventador e que foi vendido entre 2014 e 2015, é o modelo mais caro da Lamborghini. Foi vendido nas versões cupé e conversível, usando uma versão mais potente do 6.5 V12 do Aventador, com 750 cv e 95,4 kgfm, que lhe permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.

26/06/2022