O Ministro zambiano da Energia visita Angola, de 6 a 9 de Julho, no âmbito da cooperação entre os dois países no sector dos petróleos.
De acordo com uma nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Peter Chibwe Kapala, vem inteirar-se das obras em curso e aprofundar soluções que visem a importação de derivados do petróleo para o seu país. O governante zambiano será recebido pelo seu homólogo angolano, Diamantino Azevedo.
No dia 7, informa a nota, Peter Kapala visitará as obras de ampliação da refinaria de Luanda; no dia seguinte irá a Benguela visitar o local da futura refinaria do Lobito e o seu porto. No último dia da sua estadia deslocar-se-á ao Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), no Bengo.
O comunicado destaca também que no âmbito da cooperação entre os dois países no sector dos petróleos os dois governantes irão aprofundar soluções que visem a importação de derivados do petróleo por parte da Zâmbia, o que pode passar pela construção de um pipeline.
Recorde-se que no início do passado mês de Junho, representantes da petrolífera Sonangol e da empresa Basali Ba Liseli Resources Limited (BBRL), pelo lado zambiano, se reuniram em Lusaka para discutir os novos termos de referência, visando o relançamento do projecto AZOP, que comporta a construção de um oleoduto entre os dois países.
Dados de 2020 indicavam um custo estimado de cinco biliões de dólares para construção do “oleoduto” de transporte múltiplo de derivados do petróleo, a partir de Angola.
Com base nos estudos prévios, uma estação de estocagem de derivados de petróleo deverá ser erguida numa das províncias do Leste de Angola, a partir da qual serão depois fornecidos os fluídos para os diferentes países da região Austral de África.
A BBRL (Basali Ba Liseli Resources Limited) é uma empresa de direito privado zambiano e foi indicada pelo Governo da Zâmbia para tratar com a Sonangol dos aspectos práticos ligados a cooperação energética entre os dois países.
05/07/2022