Lançada construção de central fotovoltaica com capacidade de 7.72 megawatts de energia limpa

Central fotovoltaica
Imagem: DR

A construção da Central fotovoltaica, com capacidade de produzir 7.72 megawatts de energia eléctrica, gerou 100 empregos, está orçada em 19 milhões, 706 mil, 428 Euros e comportará 12 mil e 92 painéis solares.

Foi lançada no dia 8 de Julho a primeira pedra para a construção da Central fotovoltaica do Lucapa, que vai permitir ao Estado poupar 4 milhões, 933 mil, 371 litros de combustível por ano.

Esta central fotovoltaica, com capacidade para produzir 7.72 megawatts de energia eléctrica, será instalada dentro de 29 meses no município de Lucapa, província da Lunda Norte, beneficiando mais de 100 mil habitantes naquela circunscrição.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Energia, Belsa da Costa, disse que o Governo angolano pretende ampliar a energia renovável para pelo menos 70% das necessidades do país, sustentada pela contribuição da central hidroeléctrica de Caculo Cabaça, que tem uma capacidade de produção de 2.172 megawatts.

Acrescentou também que a adopção de soluções de produção, usando energia renováveis, enquadra-se na estratégia nacional das alterações climáticas, adoptada pelo país, no desenvolvimento de um modelo de base carbono.

Belsa da Costa fez saber que o projecto constitui um grande ganho para o sector da energia em Angola e que impactará o desenvolvimento económico, social e ambiental de pelo menos seis regiões do país, designadamente Benguela, Huambo, Bié, Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.

Segundo o responsável, sendo regiões bastante povoadas, a estimativa do Governo é que as centrais fotovoltaicas beneficiem cerca de um milhão e 200 mil famílias, o que perfez cerca de 6 milhões e 200 mil habitantes.

*Com Angop, 07/12/2022