José Massano destaca medidas do BNA para a estabilidade do mercado

Imagem: DR

As medidas tomadas nos últimos quatro anos pelo Banco Nacional de Angola permitem que o mercado interno observe uma acentuada estabilidade nos preços e no valor da moeda, disse o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, no último domingo.

Falando à margem da inauguração da “Ala Norte” do edifício do BNA, José de Lima Massano disse, numa curta alusão ao “Dia do Trabalhador Bancário”, assinalado no dia 14, que são positivos os resultados do ciclo económico registado nos últimos anos.

Do lado do BNA, avaliou, também é positivo, particularmente, na frente da inflação, que continua em trajectória de queda, apesar do contexto internacional ser ainda desafiante.

“Quando se fala em estabilidade, está relacionada quer no domínio monetário, quer no cambial e também nos avanços registados na frente do sistema financeiro”, frisou.

José Massano reconheceu que Angola é uma das referências no continente africano, fruto de um firme compromisso das autoridades do país e avançou ainda que existe, neste momento, uma regulamentação moderna, que permite oferecer confiança àqueles que se relacionam com a economia.

“Temos hoje melhores condições, não apenas no que toca à atracção de investimento, mas também de retê-lo e de fazê-lo crescer em Angola”, afirmou.

Ala Norte

Na “Ala Norte” do edifício do Banco Nacional de Angola, inaugurada no passado domingo, vão funcionar vários serviços internos já existentes, incluindo aqueles que eram feitos noutros espaços.

Na ocasião, governador do BNA reconheceu que a “Ala Norte” permitirá melhor acomodação aos trabalhadores, valorizar a imagem da capital e criar melhores condições para que os funcionários continuem a cumprir com as missões internas.

A zona recuperada pela Direcção do Banco Central e reabilitada pela empresa de Construção Civil e Obras Públicas ERGICON num período de 18 meses teve um custo de aproximadamente dois mil milhões de kwanzas.

Quanto aos compartimentos, o edifício é de três andares, incluindo o rés-do-chão e tem cerca de 90 espaços entre escritórios, refeitórios, cozinhas, banheiros, espaço de lazer, ginásio, entre outros serviços.

A título de exemplo, vão ser transferidos para a Ala Norte a área de Estabilidade Financeira, um novo Departamento do BNA, o Departamento de Reserva e de Mercados, que se fundiu e passou a ser apenas denominado por Área de Mercado.

Quanto aos trabalhadores do BNA, José de Lima Massano reconheceu serem equipas dedicadas, desde logo, merecedoras das melhores condições de trabalho para a execução das suas tarefas diárias.

*Com JA, 16/08/2022