O angolano João Luís Gimbi foi nomeado administrador executivo do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a África Austral, num mandato de três anos.
Nomeado durante as Assembleias Anuais do Grupo BAD, Luís Gimbi substitui Judith Kateera, que termina a sua missão de três anos a cuidar dos interesses da instituição em Angola, Moçambique, Zimbabué e Namíbia.
A principal tarefa de Luís Gimbi será a supervisão e orientação estratégica do Grupo, zelando pelos interesses de cada país e do próprio banco.
Luís Gimbi foi anteriormente nomeado conselheiro sénior do BAD, em 2016, para um mandato de três anos. Em 2019 ocupou o cargo de administrador executivo suplente, dentro do Grupo.
A ministro das Finanças de Angola, Vera Daves, disse que é uma honra para o país ocupar o cargo de administrador executivo dentro de uma instituição internacional, como o Grupo BAD.
Em Angola, a carteira de investimentos do Grupo é de 1,024 mil milhões de dólares para a implementação de 10 projectos relacionados com energia, agricultura, água e saneamento.
26/07/2022