Importações caíram cerca de 400 milhões de dólares do 4º trimestre de 2023 para o 1º trimestre de 2024

Imagem: DR

Dados da Administração Geral Tributária (AGT) mostram que discurso do PR não passa da intenção. Primeiro africano a que Angola mais comprou no Iº trimestre vendeu apenas o equivalente a 82 milhões USD

As importações angolanas chegaram aos 3,1 mil milhões de dólares no primeiro trimestre do ano de 2024, como indicam os dados da Administração Geral Tributária (AGT).

Contas feitas as importações angolanas caíram cerca de 400 milhões de dólares, do quarto trimestre de 2023 para o primeiro trimestre de 2024.

Os dados indicam que o principal país de origem das importações angolanas é a China, país do qual Angola importou o equivalente a 455 milhões de dólares, como mostram os dados da AGT.

Depois do gigante asiático, aparecem dois países europeus, nomeadamente a Bélgica e Portugal, com importações de 339 milhões de dólares e 304 milhões de dólares, respectivamente.

O Brasil, outro lusófono, aparece também no top dez das origens das importações angolanas, tendo vendido o equivalente a pouco mais de 116 milhões de dólares à Angola no primeiro trimestre de 2024.

Chama atenção, que apesar dos discursos do Presidente angolano a evidenciarem a necessidade de maior troca comercial com os países africanos, não há qualquer país do continente na lista dos 10 principais vendedores à Angola.

Os dados indicam que o único país africano é a África do Sul, que vendeu o equivalente a 82 milhões de dólares, e aparece na décima terceira posição, portanto, longe do top 10.

Forbes África Lusofona , 28/06/2024