Executivo angolano privatiza 109 ativos desde 2019

Imagem: DR

Desde o início do Programa de Privatizações (PROPRIV) em 2019, o Estado angolano já privatizou 109 ativos, sendo seis deles no ano corrente. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 6 de setembro, em Luanda, pelo secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, após a reunião da Comissão Nacional Interministerial (CNI), liderada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

Em conversa com a imprensa, Ottoniel dos Santos revelou que o Governo espera encerrar o ano de 2024 com um total de 14 ativos privatizados. “Em 2025, teremos um total de 19 ativos a serem privatizados, e veremos um maior dinamismo na privatização de outros ativos através do mercado de capitais”, destacou o secretário de Estado.

Entre os ativos a serem privatizados em 2024, três serão ofertados por meio de uma Oferta Pública Inicial (OPI) na Bolsa de Valores. As participações do Estado na ENSA serão privatizadas em setembro, na Bodiva em outubro, e no Standard Bank em novembro.

O Programa de Privatizações visa criar condições mais favoráveis para a iniciativa e o investimento privado, além de promover a aquisição de know-how e competências específicas para a reestruturação e redimensionamento do setor empresarial público.

09/09/2024