Etiópia lança estratégia para quadruplicar receita com café

Imagem: DR

A Etiópia lançou uma abrangente Estratégia de Desenvolvimento do Café que visa quadruplicar a receita anual e aumentar os rendimentos dos agricultores em mais de cinco vezes até 2033.

O café já é uma parte vital da economia da Etiópia, representando em cerca de 30% a receita do país e contribuindo como meio de subsistência para mais de um quarto da população. Nos últimos onze meses o país facturou 2,2 biliões de dólares com a exportação de café.

Mas apesar disso, e de acordo com vários estudos, a Etiópia ainda não conseguiu utilizar efectivamente o potencial significativo que o sector do café tem.

A Autoridade Etíope do Café e do Chá lançou na semana passada a Estratégia de Desenvolvimento do Café a quinze anos, que, segundo as autoridades, é fundamental para maximizar a capacidade de produção de café no país.

Na estratégia são identificadas oportunidades em toda a cadeia de valor para aumentar substancialmente as exportações do país, de café de alta qualidade e favorável ao clima, melhorando o rendimento dos agricultores e criando empregos para milhões de trabalhadores.

“A indústria do café é a força motriz da economia, ecologia, vida sociocultural e espiritual de nosso povo” , escreveu a Directora-Geral da ECTA (na sigla inglesa) , Adugna Debela, no prefácio da estratégia.

A Estratégia do Café, que vigora até 2033, tem como objectivo ajudar a desenvolver uma visão partilhada de longo prazo entre as principais partes interessadas do sector e tem como base seis pilares principais: pesquisa, serviços de extensão que melhoram a produção, processamento, agregação de valor, marketing e fortalecimento do sector.

“Para cada pilar, a estratégia analisa os desafios actuais que impedem o crescimento e que oferece abordagens recomendadas para os resolver” , disse um representante da TechnoServe.

Se essas abordagens forem implementadas, estima-se que as exportações de café etíope possam crescer dos 780 milhões de dólares, valor verificado em 2019, para qualquer coisa entre 3,6 a 4,6 biliões de dólares em 15 anos.

“A Etiópia tem uma enorme oportunidade de ajudar a atender à crescente procura global do café e, no processo, fornecer meios de subsistência melhores e mais resilientes para milhões de famílias” , disse Paul Stewart, Diretor Global de Café da TechnoServe.

07/07/2022