Dívida certificada de Angola às empresas portuguesas paga na totalidade

Imagem: DR

Angola já pagou na totalidade a dívida certificada que contraiu às empresas portuguesas em actividade no país. Esta garantia foi dada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que acompanhou o homólogo de Portugal, Fernando Medina, esta terça-feira, na visita às obras de requalificação da Vila da Muxima.

Sem adiantar o número de empresas e o valor liquidado, Vera Daves de Sousa fez saber que existem outras dívidas não certificadas, entregues à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), para a devida averiguação e posterior remissão do dossier às Finanças.

Contudo, alertou a ministra, a liquidação destas eventuais novas dívidas ficarão a depender dos novos acordos existentes, podendo serem pagas antes ou depois de processos mais recentes, em função da prioridade dada a cada.

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Medina, está desde o dia 2, em Luanda, onde permanece até quinta-feira. Para quarta-feira, na sede do Ministério das Finanças, está prevista a assinatura de vários acordos entre os ministros das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, e o de Portugal, Fernando Medina.

Expansão , 04/04/2023