O pedido foi feito durante uma audiência com o Embaixador de Angola na Etiópia.
Alex Wetzig, Secretário-Geral para a Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chile, pediu o apoio de Angola à candidatura do país para membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, no período de 2023-2025, cuja eleição ocorrerá em Outubro deste ano, em Nova Iorque.
O pedido foi feito durante uma reunião com Francisco da Cruz, Embaixador de Angola na Etiópia, e representante permanente na União Africana (UA). Alex Wetzig deixou a garantia de que em caso de eleição, o Chile terá uma atenção especial aos direitos sociais, habitação e às vítimas das crises climáticas, pontos que considerou essenciais para a realidade africana.
Recorde-se que, num Acordo de Cooperação reforçado em 2014, aquando da visita a Luanda da então Presidente chilena, Michelle Bachelett, Angola e o Chile deram início a uma verdadeira relação bilateral.
Nessa mesma visita, a Presidente chilena e as autoridades angolanas lançaram o que viriam a ser as bases de um plano de acção comum, assinado em Setembro de 2014, e que reforçava várias áreas de cooperação: agricultura, infra-estruturas, energia, ensino superior, segurança marítima e defesa.
05/07/2022