British International Investment planeia investimento de 6 biliões em África

Imagem: DR

A British International Investment Plc, o braço financeiro de desenvolvimento do governo do Reino Unido, planeia investir 6 biliões de dólares nos próximos cinco anos em África.

Os gastos, que fazem parte de um programa global de 10 biliões de dólares, incluem uma contribuição de 76 milhões para um fundo planeado de 500 milhões de dólares em infraestrutura africana da Old Mutual Ltd.

“As prioridades de investimento serão impulsionadas pelo tamanho da economia e pelas necessidades de desenvolvimento dessa economia”, disse o CEO do BII, Nick O’Donohoe.

O BII, anteriormente conhecido como CDC Group, está restrito a investir no sector privado e, embora se concentre nos mercados de “potência” na Etiópia, Quénia, Nigéria e Egipto, algum dinheiro irá para a África do Sul por causa do seu esforço para alavancar mudanças climáticas.

Na semana passada, a instituição concordou em fornecer à produtora de energia Scatec ASA, com sede em Oslo, cerca de 57 milhões de dólares em financiamento de dívida e capital, para um projecto de armazenamento de energia solar na África do Sul.

“Temos sido um investidor significativo em energia em África, originalmente em energia de combustível fóssil e, nos últimos três ou quatro anos, quase exclusivamente em energia renovável”, disse O’Donohoe.

08/03/2022