BAD ocupa o primeiro lugar no Índice de Transparência da Ajuda Global

Imagem: DR

A Publish What You Fund, campanha global pela transparência da ajuda e do desenvolvimento, nomeou o Banco Africano de Desenvolvimento a organização mais transparente do mundo.

A Carteira Soberana do Banco ocupa agora o primeiro lugar entre 50 instituições globais de desenvolvimento no Índice de Transparência da Ajuda 2022 da Publish What You Fund, com uma pontuação de 98,5.

O Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, confessou-se “contente por saber deste excelente reconhecimento da Publish What You Fund. É a prova dos esforços incansáveis ​​dos mais de 2 mil funcionários em toda a nossa organização que trabalham arduamente para acelerar o progresso de África. Mantendo o foco nítido, oferecem, consistentemente, uma enorme qualidade sob os mais altos níveis de escrutínio. Estou incrivelmente orgulhoso deles”.

O Banco Africano de Desenvolvimento alcançou a pontuação mais alta nos dez anos de história do Índice de Transparência da Ajuda, passando para o primeiro lugar depois de em 2020 ter ficado em quarto. O Índice é a única medida independente de transparência da ajuda entre as principais agências de desenvolvimento do mundo. O banco tem permanecido, de forma consistente, na categoria “muito bom” desde 2014. Tem demonstrado grande compromisso com o aumento da transparência e feito um extraordinário progresso nos últimos dez anos.

A avaliação “muito bom” do Publish What You Fund é a mais alta das cinco categorias usadas para avaliar a transparência das organizações. A classificação é baseada em vários critérios: finanças e orçamentos, dados de informações básicas, planeamento organizacional e desempenho.

A carteira não soberana do Banco Africano de Desenvolvimento foi avaliada pela primeira vez, e separadamente, no Índice de 2022. O banco é a segunda instituição financeira de desenvolvimento mais transparente que lida com operações não soberanas. A sua carteira não soberana está classificada em 12º lugar entre as 50 instituições globais de desenvolvimento em comparação.

O ano passado foi complexo e desafiador para a transparência do desenvolvimento. Para ajudar a cumprir com as necessidades de desenvolvimento e objectivos globais ambiciosos, como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as 5 prioridades operacionais do Banco Mundial, é necessário mais e melhor financiamento para o desenvolvimento. Isto é especialmente verdade quando grandes volumes de financiamento estão a ser atribuídos para combater a pandemia de Covid-19.

O CEO da Publish What You Fund, Gary Foster, deus os parabéns à carteira soberana do Banco Africano de Desenvolvimento por alcançar o 1º lugar no Índice de Transparência da Ajuda 2022. Durante muitos anos, o BAD comprometeu-se a entender as necessidades do Índice e, de seguida, reformulou a sua abordagem de divulgação, publicando dados mais abrangentes e de maior qualidade. Isso foi possível porque os esforços da sua equipa técnica são acompanhados pelo compromisso de ajudar a transparência ao mais alto nível da organização.”

Para o Banco Africano de Desenvolvimento, a transparência é mais do que uma palavra de ordem: contribui para a prestação de contas contínua, bem como para o acesso preciso às informações relevantes do banco. As partes interessadas podem, por exemplo, ficar a saber como é que o banco está a ajudar o continente africano nas suas necessidades de energia e infra-estruturas, através da plataforma MapAfrica. Além disso, o Banco Africano de Desenvolvimento concebeu um Portal de Dados de Projectos para apresentar dados de forma acessível.

19/07/2022