O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disponibilizou 200 milhões USD para investimentos nas cadeias de valor agrícola no leste do Corredor do Lobito.
O representante do BAD em Angola, Pietro Toigo, informou que o montante faz parte da carteira de investimentos do banco para este ano e inclui outros sectores da economia.
O vice-presidente do BAD, Solomon Quaynor, confirmou o apoio ao Corredor do Lobito em dois eixos: a interligação com a Zâmbia e o reforço dos investimentos na infra-estrutura.
A visita permitiu avaliar a diversificação da economia angolana e ajustar o apoio ao sector privado, infra-estruturas de transporte e sector financeiro.
O BAD analisou o apoio ao agronegócio, a participação do sector privado no financiamento de infra-estruturas e o desenvolvimento de um sector financeiro que atenda pequenas e médias empresas.
Solomon Quaynor durante a visita, reuniu-se com o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, o ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, e o presidente da AIPEX, Arlindo Chagas Rangel.
Também conversou com representantes do sector privado, instituições financeiras, associações agro-industriais, industriais e a Câmara de Comércio de Petróleo, Gás e Mineração.
A missão termina com uma conferência de imprensa com Quaynor e Victor Hugo Guilherme.
Desde 1980, o BAD aprovou 3,36 mil milhões USD em empréstimos e subsídios para Angola.
A carteira do banco inclui 16 operações, com um total de 1,45 mil milhões USD, distribuídos pelos sectores de Energia (36,47%), Finanças (20,15%), Agricultura (14,19%), Água e Saneamento (17,08%), Social (11,63%), Meio Ambiente (0,3%) e Transporte (0,17%).
Mercado, 03/07/2025