As 5 principais plataformas de petróleo em África

Imagem: DR

Com metas actualmente em vigor para conseguir uma parcela maior do mercado global, os principais países produtores de petróleo em África procuram soluções para aumentar o investimento no sector do petróleo, explorando as reservas de 125,3 biliões de barris do continente.

Aproveitar os vastos recursos de África tem sido uma prioridade para alguns dos maiores produtores de petróleo do continente, com a indústria a depender fortemente do desempenho de plataformas de petróleo de alta qualidade – plataformas que são usadas para identificar reservatórios e extrair petróleo bruto de campos petrolíferos offshore.

Namíbia: Plataforma de Perfuração Crown 750

O Crown 750 Drilling Rig – com mil cavalos de potência – foi adquirido, em 2020, pela empresa canadiana de petróleo e gás, ReconAfrica, para perfurar o seu activo PEL 73 onshore na Bacia de Kavango, no nordeste da Namíbia. Com um custo inicial de 1,8 milhão de dólares, o Crown 750 consegue perfurar até 12.000 pés na vertical, e está equipado com o que é considerado o melhor sistema de accionamento superior do mundo e equipamentos auxiliares para perfuração no deserto de Kalahari. A plataforma é alimentada por um motor Série 60 MTU e transmissão automática Allison 6610 e apresenta uma carga de gancho de 160.000 kg.

Angola: Plataforma Benguela-Belize Lobito-Tomboco

Situada na concessão do Bloco 14 de Angola, a cerca de 512 metros da costa de Cabinda, a Plataforma Benguela-Belize Lobito-Tomboco é uma plataforma de produção de perfuração detida e operada pela Chevron. Com uma taxa de produção de 220 mil barris de petróleo por dia (bpd), a plataforma de perfuração está situada na Bacia do Baixo Congo e apresenta a primeira torre empilhada compatível da África – uma plataforma fixa usada para a produção offshore de petróleo – bem como as maiores estacas de peça única do mundo. A plataforma continua a ser o maior topside operado pela Chevron com um peso operacional de 43.500 toneladas.

Líbia: Plataforma Bouri NC-41 DP4

Operando no Bloco NC-41 do Campo Bouri Offshore, no Mar Mediterrâneo, no norte da costa da Líbia, a Plataforma DP4 está permanentemente ancorada à embarcação flutuante de armazenamento e descarga, com capacidade de armazenamento de aproximadamente 1,5 milhões de barris, e em conjunto com a sua plataforma de satélite , a DP3, é capaz de produzir 150 mil bpd para exportação. Considerado o maior do género na região do Mediterrâneo, o campo de Bouri é composto por 38 poços.

África do Sul: Plataforma Inovadora da Ilha

Com planos para perfurar o poço Gazania-1 no Bloco 2B na costa da África do Sul, no terceiro trimestre de 2022, a Island Innovator Rig é uma embarcação de intervenção em poços pesados, equipada para operar em profundidades que variam dos 60 aos 600 metros. A sonda é um projecto aprimorado GM4000 WI de 6ª geração e foi adquirida pela empresa de exploração de petróleo e gás, Eco Atlantic, no início de 2022. Com comprimento total de 104 metros e largura de 65, o Island Innovator tem capacidade de carga de 11.500 toneladas.

Senegal: Navio-sonda Ocean BlackRhino

Construída em 2014 pela Hyundai Heavy Industries, a Ocean BlackRhino é uma plataforma de perfuração de águas ultraprofundas. Operado pela Woodside Energy, o Ocean BlackRhino está actualmente localizado na costa do Senegal, tendo iniciado a perfuração do primeiro dos 23 poços planeados para a Fase 1 do desenvolvimento do campo Sangomar em meados de 2021. Medindo um comprimento total de 229,22 metros e com uma largura de 36, a capacidade de carga da sonda é de 34.907 toneladas. A Woodside Energy terá como alvo 231 milhões de barris de petróleo bruto do campo de Sangomar, cem quilómetros a sul de Dakar.

18/07/2022