O lançamento da primeira pedra para a construção da primeira refinaria de ouro em Angola será feito na próxima segunda feira, 27 de Junho, nas instalações da Geoangola, no Pólo Industrial de Viana, em Luanda.
De acordo com uma nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a construção da primeira refinaria de ouro justifica-se pelo enorme potencial aurífero do país e o pelo início da exploração deste mineral no país.
A construção da refinaria, com duração prevista de 12 meses, é financiada pela Geoangol, uma unidade da Endiama, que vai ter mais de 83% do capital social.
Recentemente, o ministro dos recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que o sector dos recursos minerais pretende maximizar os resultados da actividade de exploração de ouro em curso, a fim de aumentar a sua contribuição para a geração de rendimentos no país.
O país conta com 28 projectos de ouro, 20 dos quais se encontram em prospecção, oito deles já com títulos de exploração e dois já em fase de produção e comercialização.
23/06/2022