ANPG E Exxonmobil assinam acordo para impulsionar pesquisa no Bloco 15

Imagem: DR

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a ExxonMobil, na qualidade de Operador do Bloco 15, assinaram no passado dia 07 de Maio, em Luanda, a Carta-Acordo para a recuperação de custos de pesquisa adicional.

De acordo com informação publicada no site da ANPG, este passo visa incentivar o investidor a perfurar mais poços de exploração, estando salvaguardada a recuperação dos custos, no âmbito do Projecto de Produção Incremental.

Foram signatários da Carta-Acordo para a recuperação de custos de pesquisa adicional, o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, e a Directora-geral da ExxonMobil, Katrina Fisher.

O Projecto da Produção Incremental é uma estratégia que visa maximizar a recuperação de hidrocarbonetos nas Concessões Petrolíferas em produção, localizadas na zona marítima de Angola, o que passa pela adição de óleo novo e ampliação da atractividade económica de novos projectos em campos maduros e em áreas ainda não desenvolvidas.

Neste sentido, as actividades de Pesquisa adicional no Bloco 15 (constituído pela ExxonMobil, Sonangol, Azule Energy e Equinor) concorrem para o atenuar do declínio acentuado da produção, assegurando a identificação de recursos adicionais que sejam comerciais e economicamente viáveis, à luz do Contrato de Partilha de Produção (CPP) vigente.

A cerimónia foi testemunhada pelos Administradores Executivos da ANPG, Alcides Andrade, Nicola Mvuayi e Ana Miala, entre outros gestores e especialistas do sector.

ANPG, 15/05/2024