Angolana eleita Campeã da Conservação das Zonas Húmidas pela Convenção Ramsar

Imagem: DR

Fernanda Renée «Rainha dos Mangais», 29 anos de idade, foi eleita Jovem Campeã da Conservação das Zonas Húmidas do mundo, pelo Comité Permanente da Convenção Ramsar, em reconhecimento do trabalho que desenvolve em prol da preservação dos mangais, que possibilitam a protecção de diversas espécies marinhas.

A sua dedicação à protecção, preservação e recuperação das zonas húmidas, com foco nos mangais, inspirou muitas pessoas, tendo captado a atenção não só de vários voluntários como também de governantes e instituições para se juntarem à sua causa, entre os quais, do Presidente João Lourenço, que a convidou para integrar o Conselho da República.

A Rainha dos Mangais iniciou o seu percurso ambiental com uma acção para salvar o habitat dos flamingos do Lobito, sua terra natal. Tem as suas impressões digitais no desenvolvimento das zonas de subsistência das comunidades de pescadores em Luanda e no trabalho de sensibilização e protecção das espécies marinhas no Bengo, Cabinda e Zaire.

É a fundadora da ONG Otchiva, vocacionada para a preservação dos mangais, e co-fundadora da AmbiReciclo, empresa que fomenta a economia verde.

Além da distinção, a angolana recebeu também o valor monetário de 10 mil dólares norte americanos.

 

*Com Angop, 01/07/2022