O país vai receber dois navios cruzeiros na sexta-feira e no sábado, em Luanda, provenientes da África do sul, com mais de quinhentas pessoas a bordo de cada embarcação, informou quinta-feira, o director Nacional do Instituto de Fomento Turístico (Infotur), Afonso Vita.
Os excursionistas vão visitar a capital do país, durante algumas horas, nos principais locais de referência da cidade, entre os quais o Palácio de Ferro, os museus de Antropologia e das Forças Armadas, da Moeda, Mausoléu Dr. Agostinho Neto, Mercado de Artesanato e Miradouro da Lua
O responsável, que falava durante a reunião de concertação entre a Comissão Multissectorial para recepção de turistas americanos, precisou que tudo está preparado para o efeito.
Reiterou que a vinda de cruzeiros ao país é um indício de que Angola está na rota dos navios, porquanto facilita o despertar do interesse de turistas estrangeiros.
Para tal, asseverou ser imprescindível o melhoramento e a criação de infra- estruturas capazes de dar resposta a demanda de turistas interessados em conhecer o país, a semelhança da melhoria feita no espaço do Miradouro da Lua.
Aliado a isso, a captação de mais investimentos e o estabelecimento de políticas capazes de atrair parcerias credíveis fazem parte das necessidades actuais.
Na ocasião, o director geral da empresa turística Travelgest, José Cabral, avançou que até Abril estão já previstos mais cinco navios, que atracarão nos dias 21 de Março e 20 de Abril.
O empresário considera que na entrada de turistas o maior ganho é o facto de os navios cruzeiros serem uma fonte de publicidade para o país.
“Quanto mais navios vierem, mais condições teremos para os receber e mais turistas vão continuar a gastar e melhorar as condições”, asseverou.
O Navio de Cruzeiro Artania, que atraca no Porto de Luanda, na sexta-feira, tem a capacidade instalada 600 pessoas a bordo, enquanto o Navio de Cruzeiro MS Zandam, que chega no Sábado, tem capacidade instalada de 1400 pessoas e cerca de 10 andares.
Os dois dedicam-se essencialmente ao turismo, fazendo viagens de longa duração, de volta ao mundo.
Com estas embarcações, completam-se 41 navios cruzeiros a escalar Angola, desde Outubro de 2012, no âmbito da promoção do turismo nacional.
Angop, 03/10/2023